Informaciones

Uma Universidade A Serviço Da Comunidade

Martes, 14 de Octubre de 2008
Recortes de prensa

A instalação, há alguns anos, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) em Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade de São Paulo, foi uma importante vitória dos moradores daquela região até então carente desse importante recurso educacional. Eles se empenharam a fundo nessa luta com o apoio de lideranças locais. O resultado dessa persistência foi uma grande conquista, um acontecimento histórico, cujos resultados estão sendo colhidos.

Também conhecida como USP Leste, ela é pioneira na criação do curso de gerontologia num momento tão importante para o Brasil, com o aumento crescente da população idosa e a grande falta de profissionais habilitados nessa área. Não bastasse tudo isso, agora a EACH tomou outra iniciativa pioneira, também pedida pela comunidade local de Ermelino Matarazzo e bairros adcjacentes.

Com uma população de 4 milhões de pessoas de classe media baixa ou no limiar da pobreza, grande número de habitações populares, com pouca oferta de empregos na região e mal servida de serviços públicos de uma maneira geral, a Zona Leste abriga de mais de 300.mil pessoas idosas com 20% portadores de dependências, muitos acamados permanentemente.

São aproximadamente 60 mil idosos que permanecem acamados 24 horas diárias sem nenhuma estrutura de serviços assistenciais que lhes permitam manter uma qualidade de vida razoável, apesar de suas limitações de pendências.

Essa realidade demonstrou a necessidade de capacitação de pessoas interessadas em prestar serviços de acompanhantes ou cuidadores de idosos, uma carência que precisava ser sanada. Além disso, essa capacitação permitiria que fossem incluídas no mercado de trabalho pessoas até então sem possibilidades de emprego.

Novamente a EACH - USP Leste encarou o novo desafio e atendeu os pedidos da comunidade do seu entorno. No dia 16 de setembro passado, teve início o I Curso de Difusão Para Cuidadores de Idosos/EACH-USP. Para satisfação dos organizadores, entre os quais destaca-se a Professora Marisa Accioly Domingues, o número de inscrições para esse primeiro curso excedeu as expectativas. A coordenadora do curso de Gerontologia da USP Leste – (Escola de Artes, Comunicação e Humanidades é a Professora Ângela Maria Machado de Lima, e os idosos da região agradecem. Para 2009, valendo-se da experiência adquirida haverá a oportunidade de novo curso. É o que a comunidade da zona leste espera e já agradece antecipadamente.

Dr. Oscar Del Pozo
Fundador y Coordinador
Movimiento Idosos Solidarios
www.idosossolidarios.com.br
septiembre 2008.