Informaciones

Associação Reciclázaro: Seminário Internacional Políticas Públicas para Idosos: Desafio para a sociedade

Martes, 30 de Marzo de 2010
Artículos, experiencias, actividades

La Información tiene archivos relacionados, presione aquí para verlos

Data: SP, 15 de abril 2010 ás 8h30h.
Local: SESC Belém – Rua Álvaro Ramos, 991 – Belém.

A propagação do envelhecimento e de suas questões foi inicialmente promovida pelos Fóruns Internacionais das ONGs e pelas Assembléias das Nações Unidas sobre Envelhecimento (Viena 1982 e Madrid 2002) que tiveram papel fundamental na análise do impacto do envelhecimento sobre os países em desenvolvimento, na tentativa de estimulá-los a adotarem medidas para o enfrentamento dessa realidade.

Duas medidas tiveram destaque: no campo da saúde, a valorização do envelhecimento saudável e, no campo social, a luta pelo envelhecimento com direitos e dignidade.

A partir desse momento, no Brasil, toma ímpeto o movimento da sociedade civil, professores, universitários, associações de idosos e outras, exigindo a valorização e o respeito à pessoa idosa.

O grande ápice desta luta culminou na promulgação do Estatuto do Idoso em out/2003, porém, ao criar cotas e leis específicas, corre-se o risco de excluir ou afastar do convívio alguém tido como especial e no Brasil, onde é tão recente esta garantia de direitos, o trabalho de não exclusão social ainda é utópico.

Para tanto, este encontro será mais uma oportunidade de sensibilizar e promover uma reflexão sobre as políticas de direitos e sua implementação a favor das pessoas idosas.

Objetivo geral
Difundir as políticas de direito para as pessoas idosas no Brasil e sua implementação.

Objetivo específico
Fortalecer a rede social da cidade e seus esforços a favor das pessoas idosas;
Sensibilizar as autoridades públicas para que se garanta o cumprimento do Estatuto do Idoso e
Informar as ações do Programa Regional Trabalho Social a Favor dos Adultos Maiores da América Latina e Caribe – PRAM- no Brasil.
 

Archivos Adjuntos


Programa_Seminario.pdf