Informaciones

Brasil. 10 Idosos da Casa de Simeão conquistam seu sonho

Martes, 06 de Enero de 2015
Aprendizajes y Experiencias

Não existem limites para aqueles que têm coragem de sonhar. Basta acreditar e lutar por aquilo que deseja. Essa é a história de dez senhores, todos com mais de 60 anos que se uniram, reivindicaram e conquistaram seu sonho: conseguir moradia própria.

José Brito, José Brito dos Santos, Luiz Alejandro, João Conceição, Martim de Castro, Milton Rufo, Eduardo Silvestre, Ailton Guimaraes, Evandro Gomes e José Feliciano se conheceram na Casa de Simeão, tornaram-se amigos e compartilharam do mesmo desejo. Orientados e assessorados pela equipe técnica da Casa de Simeão, que acredita na potencialidade e nos projetos de vida dos idosos, eles participaram do Programa de Locação Social da Prefeitura de São Paulo, fizeram valer sua vontade e venceram. Além do grande apoio e acompanhamento da equipe técnica da casa, esse sonho não teria se realizado sem a parceria do GARMIC, em especial a Dona Olga (Quiroga), que contribui profundamente para que esse fato se concretizasse.

Nesta sexta-feira (12 de dezembro), o “Edifício Palacete dos Artistas” é o novo endereço desses corajosos senhores e de mais 40 artistas ligados às diversas entidades do meio, entre as quais o Sindicato dos Artistas, a Cooperativa Paulista de Teatro o Balé Stagium, o Movimento de Moradia dos Artistas e Técnicos e a Casa de Simeão da Associação Reciclázaro.

O antigo Hotel Cineasta, localizado na Avenida São João, a poucos metros do seu cruzamento com a Avenida Ipiranga, foi revitalizado e transformado em moradia popular para 50 artistas com idade acima de 60 anos e renda familiar de um a três salários mínimos. O “Edifício Palacete dos Artistas” é uma iniciativa do Programa de Locação Social da Prefeitura de São Paulo. O programa permite a locação das unidades com recursos públicos, mas não se destina à aquisição da moradia, pois as unidades permanecerão como propriedade pública. Entretanto, os locatários têm a garantia de ficarem nos apartamentos por tempo indeterminado e assinam um contrato que deve ser renovado a cada quatro anos. O aluguel varia de 10% a 12% da renda mensal familiar, que deve ser de até três salários mínimos.

Palacete dos Artistas

As obras no edifício foram iniciadas em março de 2012 e concluídas em dezembro de 2014. São dez unidades por andar, divididos em cinco pavimentos, com área média de 40 metros quadrados cada. Duas unidades por andar são adaptadas para pessoas com necessidades especiais. Foram respeitadas as condições de acessibilidade, a segurança do edifício e a preservação do patrimônio histórico. As instalações elétricas (energia elétrica, telefonia, interfonia, TV e internet) e hidráulicas (abastecimento de água, esgoto, águas pluviais, gás, segurança e combate a incêndio) foram completamente refeitas. A estrutura do edifício foi reforçada devido à instalação de nova caixa d’água e alteração dos fossos dos elevadores. Os pisos e paredes foram restaurados e mantidos os originais, em mármore e pastilha cerâmica. As fachadas e telhado passaram por obras de restauro.

Associação Reciclázaro – 12/12/2014.
http://www.reciclazaro.org.br/10-idosos-da-casa-de-simeao-conquistam-seu-sonho/