Informaciones

Pastoral da Pessoa Idosa participa de fórum sobre acesso à saúde por idosos

Martes, 21 de Marzo de 2017
Artículos, experiencias, actividades

A Pastoral da Pessoa Idosa, representada pela Coordenadora Nacional, Irmã Terezinha Tortelli, participou nesta terça-feira (7), juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM) do Fórum "O Envelhecimento e as Políticas Públicas de Atenção à Saúde na Alta Complexidade Cardiovascular", promovido pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).

Irmã Terezinha aproveitou o espaço para apresentar o trabalho que é realizado pelos mais de 22 mil líderes voluntários, que acompanham mais de 167 mil pessoas idosas, em 1.573 comunidades em todos os estado do Brasil e também falar da parceria entre a PPI e a SBCHI, que desde 2015 levam informações e orientações sobre a estenose aórtica para as pessoas idosas e famílias acompanhadas pela PPI. Também estavam presentes, líderes da PPI da arquidiocese de Brasilia/DF.

Um dos objetivos do fórum foi discutir o papel do legislativo na elaboração de políticas públicas para ampliar o acesso dos idosos ao sistema de saúde, além de temas como aspectos jurídicos da assistência à essa população no Brasil, a importância do voluntariado na atenção aos idosos e aspectos técnico-científicos sobre as especialidades que promoveram o evento (Hemodinâmica, Cardiologia Intervencionista e Cirurgia Cardiovascular), como a incorporação de tecnologias de alto custo pelos sistemas de saúde.

No Brasil, a evolução da composição populacional por grupos de idade aponta para a tendência de envelhecimento demográfico. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação dos idosos de 60 anos ou mais de idade passou de 9,8% em 2005 para 14,3% em 2015, com tendência a se acentuar nos próximos anos. Essa modificação no perfil epidemiológico do país representa um desafio para os serviços de saúde, pois surgem cada vez mais demandas relacionadas às principais doenças responsáveis por óbitos nesse grupo etário, como doenças cardiovasculares, neoplasias malignas, diabetes mellitus e doenças respiratórias crônicas.

Pastoral da Pessoa Idosa
9/03/2017.