Informaciones

Justiça Eleitoral pelo Brasil: servidores de Santa Catarina abordam importância do voto para idosos

Miércoles, 20 de Diciembre de 2023
Políticas y Derechos

Servidores promoveram palestras e debates sobre o exercício da democracia mesmo quando o voto não é mais obrigatório

“Com o objetivo de reavivar a importância do voto para aqueles cujo ato não é mais uma obrigação, servidores da 94ª Zona Eleitoral de Chapecó (SC) realizaram, no último dia 30 de novembro, uma ação de cidadania com alunos da Universidade da Melhor Idade, projeto da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) para pessoas idosas.

As atividades tiveram a coordenação da chefe de cartório da 94ª Zona Eleitoral, Adriana Festugatto, e integram o programa “Justiça Eleitoral em movimento”, iniciativa de atendimento itinerante que leva os serviços eleitorais para mais perto dos cidadãos catarinenses. O projeto parte da visão do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SC) sobre a necessidade de a Justiça se aproximar da sociedade, indo além do trabalho rotineiro.

Adriana iniciou a conversa lendo o texto vencedor do Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral, na categoria dos idosos. Os estudantes relembraram, então, o papel dos movimentos sociais pela conquista do direito ao voto e de quando passaram a votar de maneira direta e secreta. “Uma aluna, por exemplo, lembrou a primeira vez que a sua mãe, enquanto mulher, pôde votar, e como isso foi algo que marcou a sua memória de infância”, contou Adriana.

O momento também serviu para esclarecer dúvidas e aproveitar os serviços eleitorais sem precisar ir até o cartório, como consulta e regularização da situação eleitoral de cada um. Os participantes ainda tiveram auxílio para baixar e compreender o funcionamento do aplicativo e-Título.

Informação de qualidade

O foco em levar informação para o público idoso foi também o que motivou a chefe de cartório Greyce Laske Mahl a realizar trabalho similar na 66ª Zona Eleitoral de Pinhalzinho. “A gente se sente seguro em uma determinada ação quando temos informação de qualidade”, conclui a servidora, ao refletir sobre a falta de comparecimento de idosos nas eleições mais recentes. A ideia por lá nasceu durante o curso de Formadores de Cidadania, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJE-SC).

Na 66ª ZE, já foram realizadas ao longo do ano palestras, debates e demonstrações de funcionamento da urna eletrônica com idosos de Pinhalzinho, Águas Frias, Nova Itaberaba e Saudades. O município de Nova Erechim também deve receber os servidores do cartório no próximo ano para ações com a melhor idade.

O objetivo principal é expandir o conhecimento desse público para garantir mais autonomia e segurança no exercício do direito ao voto, explica Greyce. Ela cita como exemplo dúvidas sobre auxílio no dia da votação e como muitos desconhecem que podem entrar acompanhados por alguém de confiança, inclusive na cabina de votação, quando têm alguma dificuldade de mobilidade.”

FUENTE: tse.jus.br - 6/12/23

https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Dezembro/justica-eleitoral-pelo-brasil-zonas-de-santa-catarina-abordam-importancia-do-voto-para-idosos