Brasil. “Os Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência no PNDH-3" abre série de debates promovidos pelo Conselho Nacional do Idoso

Jueves, 25 de Febrero de 2010

Canal: Políticas y Derechos

O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), ligado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), inicia na próxima quinta-feira (25), em Brasília (DF), uma série de nove videoconferências para a apresentação e debate de diversas temáticas que envolvem o universo dos direitos da pessoa idosa no Brasil. A primeira rodada será realizada em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e terá como tema “Os Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência no Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH 3”.

A subsecretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Izabel Maior, e o subsecretário de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, discorrerão, em viodeoconferência transmitida para todo o Brasil, os pontos do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) que abordam, respectivamente, a área da pessoa com deficiência e da pessoa idosa. Além dos subsecretários, participam do debate José Luiz Telles, presidente do CNDI, e Denise Costa Granja, presidente do Conade.

O objetivo é promover a divulgação das propostas, potencializar as discussões e sedimentar a articulação entre conselhos. O debate é aberto a todos os segmentos representativos interessados em contribuir.

“É fundamental criarmos fóruns específicos para difusão do PNDH-3; temos que discutir os pontos específicos de cada área; o PNDH-3 traz em suas diretrizes e objetivos estratégicos a promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência e a acessibilidade igualitária. O movimento de pessoas com deficiência precisa conhecer todas as propostas defendidas pelo programa, pois representam um avanço”, afirmou a subsecretária Izabel Maior.

O evento será transmitido por videoconferência e por vídeo streaming (vídeo re-escalado e/ou comprimido através de redes, com download rápido e eficiente) a partir do auditório da Interlegis, em Brasília. As Assembléias Legislativas de cada estado interligadas ao sistema terão salas de videoconferência onde qualquer cidadão interessado pode acompanhar o debate ao vivo, inclusive fazendo observações e perguntas para os debatedores.

Todas as pessoas interessadas que possuam acesso à Internet poderão acompanhar o evento, bastando acessar, na data e nos horários programados, o serviço de vídeo streaming disponibilizado no sítio do Interlegis (www.interlegis.gov.br).

Questões também poderão ser enviados para o e-mail videoconferenciacndi@sedh.gov.br.

Videoconferência: Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência no PNDH-3
Data: 25 de fevereiro de 2010 (quinta-feira)
Horário: 16h às 18h
Local: auditório Antônio Carlos Magalhães, Secretaria Especial do Interlegis, Via N2, Anexo E do Senado Federal, Brasília/DF.

Fonte: web SEDH  - 23/02/2010