Seminário no Rio de Janeiro discute Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento

Brasil: Seminario sobre indicadores para el seguimiento del Plan de Madrid

Viernes, 21 de Julio de 2006

Canal: Seguimiento Plan de Acción Internacional sobre el Envejecimiento

Evento é preparatório a Conferência Regional Madri+5

 

BRASÍLIA 19/07/2006 - De 24 a 26 de julho acontece, no Rio de Janeiro, o Seminário sobre Indicadores para o Seguimento do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento. A promoção é da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, em parceria com a Rede Intergovernamental Iberoamericana de Cooperação Técnica, a Comissão Economica para a América Latina e Caribe, com apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Rio de Janeiro.

 

O Seminário reunirá cerca de 120 pessoas da América Latina, Caribe, USA e Espanha, especialistas da área do envelhecimento, gestores públicos, representantes de organismos internacionais, pessoas idosas e conselheiros. O evento tem por objetivo apresentar os indicadores dos países a respeito da estratégia regional adotada para implementação do Plano de Ação Internacional de Madri, e como preparatório para a Conferência Regional Madri8+5, que será realizada em Brasília, em novembro de 2007, com a aprovação da Organização das Nações Unidas.

 

O envelhecimento é hoje um dos temas mais importantes enfrentado pela população mundial. A proteção social às pessoas idosas está no centro da agenda política, mediante a adoção de um sistema de seguridade econômico e social que venha responder a um novo perfil sócio-demográfico da população. Existem diferenças entre os distintos páises europeus e na América Latina, nos países desenvolvidos e nos em desenvolvimento.

 

Com a realização desse seminário - um marco histórico de caráter global - o Brasil tem a oportunidade de sediar a discussão sobre o processo de envelhecimento de vários países e definir uma estratégia e uma agenda comum respeitando as especificidades de cada país para implementar o Plano de Ação de Madri, do qual o Brasil é signatário

 

Fuente: Boletim directos humanos  em pauta nº06  20/07/2006