Skip to content
Red Latinoamericana de Gerontología
Menu
  • Inicio
  • Quienes somos
  • Categorías
  • Concurso
  • Contacto
  • SUSCRIBIRSE
Menu
Editoriales
Boletines
Concurso

Envelhecimento impõe novos comportamentos

Publicado el 8 de enero de 2008 por RLG

Publicado em
Diário do Amazonas – 21 dez. 2007

Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostra que Manaus é uma das capitais que têm um dos maiores números de pessoas com mais de 100 anos. São 89 pessoas centenárias. No entanto, o que mais impressiona é o percentual de amazonenses acima de 60 anos. Cerca de 10% da população está nessa faixa etária. A sociedade, no entanto, não está discutindo o significado desse novo perfil da população. O Amazonas está envelhecendo e isso implica na adoção de uma série de ações para permitir a melhoria da qualidade de vida da população idosa.

Nos últimos anos, houve avanços na legislação, como o Estatuto do Idoso, mas os resultados concretos ainda são mínimos. O sistema de saúde é precário, as aposentadorias irrisórias (dos 23 milhões de aposentados, 18 milhões recebem um salário mínimo) e as empresas discriminam abertamente os idosos candidatos a uma vaga de emprego.

Esse novo quadro demográfico deve ser olhado com mais carinho e respeito pela sociedade. As cidades não estão adaptadas para servir a uma população mais idosa. São poucas as políticas públicas que promovem o bem-estar da terceira idade. Não se estimula a inserção desse público em projetos educacionais, culturais e em espaços de convivência saudáveis.

Os jovens devem se conscientizar de que o envelhecimento é um processo que dura toda a vida e deve ser reconhecido como tal. O bem-estar ao envelhecer depende de como se vive a mocidade, e do suporte dado pela sociedade para que se possa aproveitar cada fase da vida. A preparação deve ter início na educação básica, conscientizando os alunos que, solidarizando-se com os idosos, defendem seus próprios interesses, já que estão sujeitos ao mesmo fim.

A educação é a chave para que a terceira idade deixe de ser encarada como fase a ser suportada estoicamente, e passe a ser desfrutada e compartilhada com indivíduos de todas as idades, num exercício de convivência e cidadania, visando à uma sociedade menos restritiva e alienada.

Para mantenerse al tanto de todas las noticias suscribase a nuestro boletín

Noticias por país

🇦🇷 Argentina🇧🇴 Bolivia🇧🇷 Brasil🇨🇱 Chile🇨🇴 Colombia🇨🇷 Costa Rica🇨🇺 Cuba🇪🇨 Ecuador🇸🇻 El Salvador🇬🇹 Guatemala🇭🇳 Honduras🇲🇽 México🇳🇮 Nicaragua🇵🇦 Panamá🇵🇾 Paraguay🇵🇪 Perú🇩🇴 Rep. Dominicana🇺🇾 Uruguay🇻🇪 Venezuela🌍 Internacional🌐 Regional🏳️ Sin Región

Editorial RLG – Noviembre 2025

Este mes conmemoramos un nuevo 25 de noviembre, Día Internacional de la Eliminación de la Violencia contra la Mujer.  Como todos los años, aprovechamos este mes y este día en…

Leer editorial →

RLG

Cáritas Uruguaya

Blvar. Artigas 2162 apto. 104
Montevideo, Uruguay

Para mantenerse al tanto de todas las noticias suscribase a nuestro boletín

©2025 Red Latinoamericana de Gerontología | Diseño adaptado por Martín De Angelis sobre Newspaperly WordPress Theme