Skip to content
Red Latinoamericana de Gerontología
Menu
  • Inicio
  • Quienes somos
  • Categorías
  • Concurso
  • Contacto
  • SUSCRIBIRSE
Menu
Editoriales
Boletines
Concurso

Brasil: Conselho Nacional dos Direitos do Idoso discute políticas para Instituições de Longa Permanência

Publicado el 15 de abril de 2005 por RLG

Brasília, 12.04.2005 – A 14ª Reunião do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) aconteceu nesta terça-feira, dia 12.03.2005, a partir das 9h, na sala 304 do Ministério da Justiça.

Vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), o CNDI reúne-se a cada dois meses para discutir e dar encaminhamento às principais decisões relacionadas aos direitos da pessoa idosa.


O tema em destaque será o texto do Decreto sobre políticas para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) – os asilos.


As ILPI são destinadas à moradia coletiva de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, onde são viabilizados a atenção integral e digna às pessoas idosas. De acordo com a minuta do Decreto, as pastas envolvidas com as ILPI são os Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos.


Sob a perspectiva dos direitos humanos, a minuta do Decreto deixa claro que essas instituições devem assegurar, sob todas as formas, condições de bem-estar à pessoa institucionalizada – idosos que vivem nesses lares – através da garantia de todos os seus direitos fundamentais.


Os resultados dos grupos de trabalho sobre o artigo 40 do Estatuto do Idoso também foram apresentados durante a reunião, trazendo uma proposta de texto para um novo projeto de lei envolvendo a questão. O artigo 40 trata do sistema de transporte coletivo interestadual para pessoas acima de 60 anos e garante a reserva de duas vagas gratuitas por veículo para pessoas da terceira idade com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos. Além disso, assegura desconto de 50% no mínimo, do valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos. Há decisões na justiça que não reconhecem este direito dos idosos.


Além disso, o Plano de Enfrentamento à Violência contra a pessoa idosa; informações sobre o Programa Nacional de Cuidadores de Idosos e a Campanha Nacional de vacinação do Idoso, do Programa Nacional de imunização do Ministério da Saúde, além das ações desenvolvidas pelos Ministérios das Cidades, da Educação e pelo Ministério Público e o planejamento de políticas públicas para a área também estiveram na pauta do encontro.


O CNDI é composto por 28 conselheiros e seu presidente é o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano. O Conselho é um órgão colegiado, de caráter deliberativo, e tem o objetivo de elaborar diretrizes acompanhar, avaliar, fiscalizar e implementar a Política Nacional do Idoso, observadas as linhas de ação do Estatuto do Idoso.

Para mantenerse al tanto de todas las noticias suscribase a nuestro boletín

Noticias por país

🇦🇷 Argentina🇧🇴 Bolivia🇧🇷 Brasil🇨🇱 Chile🇨🇴 Colombia🇨🇷 Costa Rica🇨🇺 Cuba🇪🇨 Ecuador🇸🇻 El Salvador🇬🇹 Guatemala🇭🇳 Honduras🇲🇽 México🇳🇮 Nicaragua🇵🇦 Panamá🇵🇾 Paraguay🇵🇪 Perú🇩🇴 Rep. Dominicana🇺🇾 Uruguay🇻🇪 Venezuela🌍 Internacional🌐 Regional🏳️ Sin Región

Editorial RLG – Noviembre 2025

Este mes conmemoramos un nuevo 25 de noviembre, Día Internacional de la Eliminación de la Violencia contra la Mujer.  Como todos los años, aprovechamos este mes y este día en…

Leer editorial →

RLG

Cáritas Uruguaya

Blvar. Artigas 2162 apto. 104
Montevideo, Uruguay

Para mantenerse al tanto de todas las noticias suscribase a nuestro boletín

©2025 Red Latinoamericana de Gerontología | Diseño adaptado por Martín De Angelis sobre Newspaperly WordPress Theme