Informaciones

Encontro internacional IMISCOE sobre Migrantes idosos: Demografia, Agência e Estado Providência

Viernes, 13 de Enero de 2012
Actividades y eventos gerontológicos

A rede de investigação IMISCOE (International Migration, Integration and Social Cohesion) e o CESNOVA vão organizar, a 6 de Março de 2012, o Encontro internacional IMISCOE sobre Migrantes idosos: Demografia, Agência e Estado Providência.

O colóquio pretende discutir o envelhecimento da população migrante. Frequentemente considerada uma panaceia face ao envelhecimento da população na Europa Ocidental, as evidências empíricas chamam a atenção para a fixação das populações migrantes e o envelhecimento nos países de destino, mas também para o surgimento de movimentos migratórios após a idade activa. Este é, por isso, um tema relevante tanto em termos académicos quanto para as políticas públicas.
O colóquio reunirá investigadores trabalhando em diferentes contextos nacionais, procurando‐se discutir temas variados: migrantes idosos e famílias transnacionais, sentimentos e determinantes de solidão, migração de retorno, migração após reforma e envelhecimento activo.

Local: Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

Entrada livre. Devido a limitada disponibilidade de lugares é sujeita a confirmação de presença, a ser feita até ao dia 15 de Fevereiro para o endereço electrónico oana.ciobanu@fcsh.unl.pt.