Informaciones

Associação Reciclázaro: Sistematização dos “Cursos de Formação de Cuidador Idoso”

Lunes, 24 de Junio de 2013
Artículos, experiencias, actividades

Sistematização dos Cursos de Formação de Cuidador Idoso na Comunidade Parque São Domingos, São Paulo/Brasil nos anos de 2011 e 2012


Através deste documento, queremos compartilhar a Sistematização da Implantação dos “Cursos de Formação de Cuidador de Idoso”, experiência de trabalho desenvolvida nos anos de 2011 e 2012 pelo Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Associação Reciclázaro, com o propósito de assegurar ampla atenção à população idosa com necessidades de cuidados através da qualificação de trabalhadores e familiares.

Antecedentes e contexto

O Brasil está envelhecendo em ritmo acelerado, com a queda da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida. A previsão é que em 2020 as pessoas idosas sejam 30,8 milhões, superando a marca de 14% da população. Os indicadores sociais mostram que o país não se preparou para criar as condições necessárias a um envelhecimento com qualidade de vida.

Pela projeção da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), esta tendência trará uma mudança simbólica em 2024, quando a população idosa vai superar a de crianças e jovens até 14 anos.

A cidade de São Paulo, que é o micro-organismo de referência do país, pois os problemas nacionais têm impacto direto nesta que é a maior cidade do país, com 18 milhões de habitantes. Deste total, mais de um milhão de pessoas têm 60 anos ou mais.

Esse envelhecimento acelerado vem produzindo necessidades e demandas sociais que requerem respostas políticas adequadas do estado e sociedade. Dentre os inúmeros desafios a serem enfrentados está a questão do cuidado.

As pessoas idosas com necessidades de cuidados quase não aparecem nas estatísticas apresentadas e em quase toda cidade elas são acompanhadas por: familiares, ex-babás, ex-domésticas, simples acompanhantes, empregadas incumbidas de medicar e levar o idoso para passear e profissionais de enfermagem que assistem os mais doentes.
Cuidar ou ser cuidado constitui uma questão central na vida das pessoas. Em determinados momentos da vida, cuidamos ou precisamos dos cuidados de alguém e esse cuidar implica em compromisso e responsabilidade, quando alguém se predispõe a cuidar é porque está “disposto a trabalhar, a se sacrificar, a gastar dinheiro, a mostrar envolvimento emocional e despender energia em relação ao objeto de cuidados”.(Tronto, 1997, p.188)

Em todo país especialmente na cidade de São Paulo existem muitas organizações que oferecem cursos de capacitação de cuidadores de idosos, porém, a maioria deles estão voltados especificamente para qualificação do profissional para o mercado de trabalho e pouco se fala em apoiar cuidadores familiares e voluntários de comunidades.

Leer documento:
Sistematização dos Cursos de Formação de Cuidador Idoso na Comunidade Parque São Domingos, São Paulo/Brasil nos anos de 2011 e 2012