Informaciones

Brasil. Valorização das experiências da pessoa idosa é tema de campanha

Jueves, 27 de Septiembre de 2007
Políticas y Derechos

SEDH
25.09.2007

Valorizar a pessoa idosa e suas experiências é o que propõe a campanha de valorização da pessoa idosa "Envelhecer com dignidade", promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que será lançada no próximo dia 27, a partir das 9 horas, no Plenário 6 da Câmara dos Deputados.
 
A campanha busca, através da apresentação de experiências exitosas de pessoas idosas em diversas áreas – como parlamentar, cientifica, de atividade sindical e de atuação em movimentos sociais – sensibilizar a sociedade e entidades e criar parcerias para estabelecer ações conjuntas para integração entre as gerações e ações que possibilitem o protagonismo da pessoa idosa e o envelhecimento digno e saudável.

De acordo com o IBGE, atualmente no Brasil há 18,1 milhões de pessoas idosas, 9,9% da população. A assessora técnica para a área do Idoso da SEDH, Jurilza Mendonça, diz que até 2025 esse número deve subir para 15%, o que mostra a necessidade de proporcionar um envelhecimento com dignidade.

O evento, aberto a todos os interessados, tem o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Caixa Econômica Federal, Universidade Católica de Brasília (UCB) e SESC.

Programação
9h – Abertura
10h – Lançamento Oficial da Campanha 2007 "Envelhecer com Dignidade"
10h30 – Conferência – "Envelhecer com Dignidade"
11h – Mesa Redonda – A Pessoa Idosa como Protagonista nos diferentes espaços – Parte I
11h30 – Mesa Redonda – A Pessoa Idosa como Protagonista nos diferentes espaços – Parte II
14h – Mesa Redonda – A Pessoa Idosa e a Atuação na luta pelos Direitos
15h20 – Debate
15h30 – Apresentação de Integração entre Gerações e o Exercício da Cidadania
Mais informações pelo telefone 61.3429-3014, ou pelo e-mail cndi@sedh.gov.br.