Skip to content
Red Latinoamericana de Gerontología
Menu
  • Inicio
  • Quienes somos
  • Categorías
  • Concurso
  • Contacto
  • SUSCRIBIRSE
Menu
Editoriales
Boletines
Concurso

Reunião na ONU discute possibilidade de Convenção Internacional do Idoso

Publicado el 5 de agosto de 2014 por RLG

Objetivo do grupo de trabalho sobre envelhecimento, criado pela Assembleia Geral, é fortalecer a proteção dos direitos humanos de pessoas na terceira idade.

Acontece na sede das Nações Unidas até esta sexta-feira, a quinta sessão do Grupo de Trabalho sobre Envelhecimento, com o propósito de fortalecer os direitos humanos das pessoas idosas.
O grupo foi criado por resolução da Assembleia Geral em 2010.

Longevidade

Em entrevista à Rádio ONU em Nova York, o presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil, Alexandre Kalache, disse que um grande desafio do século XXI é poder garantir qualidade de vida a uma população que está envelhecendo, não só no país.

"Quando eu nasci no Brasil em 1945, a esperança de vida da minha geração era de 43 anos. Hoje é de 75 anos. São 32 anos a mais de vida para um brasileiro nascido hoje em comparação a quando eu nasci que não faz tanto tempo."

O especialista em envelhecimento afirmou ainda que atualmente 12% da população no Brasil têm mais de 60 anos e que, em 2050, este percentual será de 30%.

Convenção

De acordo com o médico, o objetivo da reunião do grupo de trabalho em Nova York esta semana é "discutir a necessidade de uma convenção da ONU para proteger os direitos das pessoas idosas".

"E a gente tá falando direitos de que? É o direito de trabalhar. Por que uma pessoa de 70 anos que queira continuar trabalhando não possa ter esse direito? A aposentadoria compulsória é uma coisa que vai passar a ser do passado."

Na entrevista, o especialista falou sobre o que considera dois avanços importantes para que as pessoas idosas tenham melhor qualidade de vida no Brasil hoje: o acesso universal à saúde concedido pela Constituição e o direito a uma renda mínima.

Rapidez

Numa outra entrevista à Rádio ONU, por telefone de Santiago, no Chile, o chefe da área de População e Desenvolvimento, da Divisão de População da Comissão Econômica para America Latina e o Caribe, Cepal, Paulo Saad, falou sobre o envelhecimento.

Ele disse que há um consenso na América Latina sobre a necessidade de uma convenção específica sobre os direitos dos idosos. Paulo Saad afirmou que o envelhecimento da população na região está acontecendo de forma mais rápida e menos gradual que em outros países.

"No caso da América Latina e logicamente da Ásia também, este é um processo que vai ser muito rápido, com muito pouco tempo de um ajuste mais gradual. Então, é uma preocupação. Este envelhecimento muito rápido e logicamente o que antes era uma proporção muito pequena da população, muito rapidamente vai ser uma parte muito significativa e logicamente sem as necessidades específicas."

Ele afirmou ainda que o Brasil é um dos países da América Latina com envelhecimento mais rápido e citou dois fatores: as taxas de natalidade decrescente e a expectativa de vida cada vez mais alta.

Impactos

Segundo o especialista da Cepal, a população em geral da América Latina deve crescer cerca de 32% até 2050. O crescimento estimado para a população com 80 anos e mais é de cerca de 530%.

Paulo Saad falou também sobre os possíveis impactos socioeconômicos desta mudança na estrutura da população, mencionando as áreas de previdência e saúde.

"Eu incorporaria um mais que está diretamente ligado à questão da saúde, que é a questão dos cuidados. Essa pressão por cuidados vai aumentar muitíssimo no futuro."

Segundo o especialista, com a diminuição do tamanho das famílias, e portanto, da rede familiar de apoio, o setor público deverá ter uma participação maior nesta área.

Fonte: Radio ONU – 1/8/2014.
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2014/08/reuniao-na-onu-discute-possibilidade-de-convencao-internacional-do-idoso/#.U-DlmmPYMuQ

Para mantenerse al tanto de todas las noticias suscribase a nuestro boletín

Noticias por país

🇦🇷 Argentina🇧🇴 Bolivia🇧🇷 Brasil🇨🇱 Chile🇨🇴 Colombia🇨🇷 Costa Rica🇨🇺 Cuba🇪🇨 Ecuador🇸🇻 El Salvador🇬🇹 Guatemala🇭🇳 Honduras🇲🇽 México🇳🇮 Nicaragua🇵🇦 Panamá🇵🇾 Paraguay🇵🇪 Perú🇩🇴 Rep. Dominicana🇺🇾 Uruguay🇻🇪 Venezuela🌍 Internacional🌐 Regional🏳️ Sin Región

Editorial RLG – Diciembre 2025

Un año más culmina. Junto con hacerles llegar un afectuoso saludo, contarles que este 2025 asumimos el desafío de renovar nuestro sitio web. Este es un objetivo que nos habíamos…

Leer editorial →

RLG

Cáritas Uruguaya

Blvar. Artigas 2162 apto. 104
Montevideo, Uruguay

Para mantenerse al tanto de todas las noticias suscribase a nuestro boletín

©2025 Red Latinoamericana de Gerontología | Diseño adaptado por Martín De Angelis sobre Newspaperly WordPress Theme