Informaciones

Brasil. Más de 12 millones de adultos mayores son jefes de familia

Martes, 16 de Septiembre de 2008
Recortes de prensa

Mais de 12 milhões de idosos são chefes de família

O Globo OnLine
4/9/2008.

RIO - A imagem de um idoso entediado de pijamas está longe do cotidiano da terceira idade no Brasil. Hoje, eles representam 10,1% da população, alcançando 18,5 milhões de pessoas. E não devem nada para as gerações seguintes. Segundo dados reunidos pelo cientista social e ex-coordenador da ONU, José Carlos Libânio, os idosos chefiam 12,2 milhões de lares brasileiros, ou 22% do total (são considerados chefes, pelo critério do IBGE, aqueles apontados como tal pela família no momento da pesquisa).

Além disso, 71% da terceira idade do país conseguem ser independentes financeiramente. Apenas 5% dos homens e 23% das mulheres se dizem em dificuldade financeira. A grande maioria dessa faixa da população, 83%, possui casa própria já quitada.

- Esses fatos quebram um mito, mostrando que os idosos continuam a acumular patrimônio. Os mais jovens estão, na verdade, em desvantagem atualmente - analisa Libânio.

Em crescimento

As cifras também jogam a favor dos mais velhos. "A parcela de idosos da população tem crescido cada vez mais e isso deve continuar assim. Em 2050, calcula-se que um em cada três brasileiros serão da terceira idade - afirma.

O movimento é intenso. Entre 1940 e 2006, o número de idosos no país cresceu 11 vezes, passando de 1,7 milhão para 18,5 milhões. A mudança também levou a uma reviravolta nos mercados, cada vez mais interessados nesse segmento. Afinal, eles já são responsáveis por nada menos do que R$ 243 bilhões.

Grande parte da renda da terceira idade, 49%, vem da Previdência, majoritariamente do INSS. Na seqüência, com 39%, estão os rendimentos vindos do trabalho. Os aluguéis também representam uma porcentagem significativa da renda dos idosos, 7%.

As mulheres, por terem uma expectativa de vida maior do que os homens, representam 55% dos idosos. E têm uma velhice mais solitária. A viuvez das idosas é 3,4 vezes maior do que a dos idosos.