Informaciones

Idosos entre 60 e 90 anos recebem certificado de alfabetização em SP

Lunes, 05 de Enero de 2009
Recortes de prensa

Grupo participou de curso promovido pela Secretaria de Saúde.
Sorveteiro de 90 anos faz planos de estudar Direito.

G1.com.br
12/12/2008.

Um grupo de 35 alunos, com idades entre 60 e 90 anos, deu (mais) uma lição de vida às novas gerações na tarde desta sexta-feira (12): recebeu o certificado de participação de um curso de alfabetização, no Teatro Santa Catarina, no hospital de mesmo nome, na Avenida Paulista.

O curso é promovido pela Secretaria do Estado da Saúde em parceria com a ONG Alfabetização Solidária no Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte. Durante oito meses, os “alunos-vovôs” tiveram aulas com as professoras Sumi Ishara e Emily Barrack no Hospital do Mandaqui, na Zona Norte.

Dentre os “formandos”, José da Costa e Silva, um ex-lavrador e agora sorveteiro de 90 anos. Ele conta que costuma levantar cedo para percorrer distâncias como do bairro do Limão até o Campo de Marte, ambos na Zona Norte, com o seu carrinho de sorvetes. “Eu ando muito”, contou.

Se não faltava animação para José, agora com o certificado de alfabetizado em mãos sobra disposição, principalmente para continuar os estudos. “Vou continuar estudando. Conheço muito de obra, pois já fiz serviço de pedreiro. Por isso, até poderia ser engenheiro. Mas minha vontade é estudar Direito”, revelou.

Como teve de começar a trabalhar desde pequeno na lavoura, em Ressaquinha, Minas Gerais, José não pôde estudar. Com o certificado, realizou um sonho. “Não tem nem explicação. É um presente que vai ficar gravado, uma das maiores emoções da minha vida”, afirmou, com convicção.

Assim como seu José, Maria do Carmo Magliano, mais uma “formanda”, de 64 anos, não quer mais parar de estudar. Com a conclusão do curso, ela fez o teste da prefeitura e foi aprovada para prosseguir os estudos a partir da quinta série. Maria do Carmo, no entanto, se matriculou na terceira série.”Foi a série que eu parei quando tinha 11 anos. É para pegar todo o fio da meada”, explicou. E o sonho dela está apenas começando. “Meu sonho é ser pedagoga, nem que seja para dar aula para idosos”, afirmou.

No cerimônia de entrega dos certificados, quem mais mereceu aplausos, contudo, foi João do Nascimento, açougueiro aposentado de 80 anos, pai de sete filhos, avô de 26 netos, bisavô de 10 bisnetos e prestes a se tornar tataravô. Mais do que uma lição de vida, João do Nascimento deu uma lição de superação ao subir, amparado por uma atendente do evento, as escadas do palco para receber o certificado.

Segundo a filha, Mariângela, João teve parte da perna esquerda amputada por causa de diabetes, mesma doença que tirou de seu pai parte da visão. Além disso, ele tem câncer de próstata e sofreu perda da audição. Apesar de todas as dificuldades, em momento algum pensou em desistir. “Fiquei muito feliz. É um sonho”, disse, depois de receber o certificado.

Mas antes mesmo deste momento tão significativo João do Nascimento já dava lições de vida aos mais novos. “O que eu aprendi com o meu avô? Aprendi que temos de ser educado com as pessoas”, contou o neto Wellyngton Nascimento Santos, todo orgulhoso ao lado do avô.