Informaciones

Mensagem da Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa para a abertura do Ano da Pessoa Idosa na Arquidiocese de Maceió

Miércoles, 03 de Noviembre de 2010
Pastorales, Comunidades Y Redes

Caríssimo Dom Antonio Muniz Fernandes, Arcebispo metropolitano de Maceió e Presidente do Regional NE 2 da CNBB, caríssimos Sacerdotes, Religiosos e Religiosas desta Arquidiocese, querido Crismédio Vieira Costa Neto, Coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Maceió e do Estado de Alagoas, queridos irmãos e amigos colaboradores da Pastoral da Pessoa Idosa, Multiplicadores, Capacitadores, Coordenadores paroquiais, amados líderes comunitários da Pastoral da Pessoa Idosa, estimados irmãos e irmãs alagoanos, especialmente as pessoas idosas.

Dirigo-me a todos com muito afeto e congratulo-me com esta maravilhosa iniciativa desta Arquidiocese em proclamar um ANO DA PESSOA IDOSA, tendo sua abertura no dia de hoje, 28 de outubro de 2010 e extendendo-se até 28 de outubro de 2011.

Certamente esta iniciativa contribuirá muito para tornar conhecida a realidade das pessoas idosas de Maceió, de Alagoas e com certeza este gesto despertará o interesse em muitas outras partes do Brasil.

Hoje o Brasil vive um processo de acelerado aumento da população idosa. Em breve conheceremos os dados mais atualizados com o senso 2010 do IBGE. Contudo, através das últimas pesquisas oficiais sabemos que as pessoas com mais de 60 anos de idade já são mais numerosas do que as crianças de 0 a 6 anos, ultrapassando os 20 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Isto trará grandes desafios tanto na área da saúde pública, como na área social e influenciará também na prática religiosa, pois, com muita frequencia encontraremos pessoas já impossibilitadas, exigindo de nossa parte uma mudança de rumo. Já que eles não poderão mais vir até nós, teremos que nós cristãos ir até eles. São as novas exigências da evangelização.

Com a iniciativa de Dom Antonio Muniz, certamente a Pastoral da Pessoa Idosa também receberá um novo impulso nesta Arquidiocese e nas demais Dioceses do Estado de Alagoas, que aliás, já está caminhando bastante bem, mas sempre deve ter a perspectiva de expandir cada vez mais até concretizar o desejo do nosso saudoso João Paulo II que, pouco antes de sua morte escreveu: "Que cada comunidade acompanhe com uma atenção amorosa todos os que envelhecem".

O Documento de Aparecida nos diz: "A Igreja fez opção pela vida. Esta nos projeta necessariamente para as periferias mais profundas da existência: o nascer e o morrer, a criança e o idoso, o sadio e o enfermo" (417).

Não duvido de que esta iniciativa terá também influencia sobre a sociedade alagoana, fazendo-a despertar para esta nova situação que se apresenta: o envelhecimento.

Desejamos que, na comemoração deste Ano da Pessoa Idosa se criem espaços de discussão, de aprofundamento, de busca coletiva para a construção da Rede de Apoio à Pessoa Idosa.

Que as próprias pessoas idosas sejam protagonistas na mudança de paradigma, compreendendo esta fase como uma oportunidade de crescimento em sabedoria, em graça, em paz.

Que todas as pessoas idosas tenham mais Vida, mais Dignidade, mais Esperança.

A todos e todas, o meu abraço fraterno.

Irmã Terezinha Tortelli, FC
Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa

27/10/2010.