Informaciones

Antecedentes del Núcleo de Estudios de Tercera Edad-NETI

Lunes, 07 de Junio de 2004
Aprendizajes y Experiencias

(Junio 2004) Agradecemos a Maria Cecília A. Godtsfriedt, miembro del Equipo Operativo del Núcleo de Estudios de Tercera Edad  de la Universidad Federal de Santa Catarina, Brasil,  por esta información que permite a los visitantes de la RLG conocer la valiosa labor desarrollada por el NETI.

O QUE É O NETI?

Criado pela Portaria 484/GR/83, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina NETI/UFSC. Ele tem por objetivo a elaboração, sistematização, socialização e ampliação de conhecimentos de gerontologia, baseados no planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações que em consonância com a realidade universitária e comunitária possam integrar a população idosa ao meio acadêmico e comunitário, como sujeitos em transformação e transformadores, tendo em vista o estabelecimento de uma política de resgate do papel do idoso na sociedade brasileira.

PRINCÍPIOS

Visão de homem como ser histórico que se realiza no mundo.

Consciência de que o homem tem a possibilidade de aprender durante toda a sua existência.

Valorização da pessoa idosa, que se concretiza no reconhecimento de seu potencial e, no incentivo ao seu engajamento responsável e participativo na sociedade.

Compreensão de que o idoso despertado para a ação renovadora, na área gerontológica, é o agente por excelência para interagir no equacionamento e na transformação das questões sociais.

OBJETIVOS

-Inserir o idoso no contexto acadêmico e comunitário, atuando em políticas sociais pertinentes.

-Redescobrir, recriar, integrar, sistematizar e socializar o conhecimento de gerontolgia de forma dinâmica, envolvendo e valorizando a produção de todos os integrantes do NETI.

-Planejar, desenvolver e avaliar atividades interdisciplinares, integrando ensino, pesquisa e extensão.

-Capacitar profisisionais para atuar na área gerontológica.-Assessorar e/ou interagir junto a instituições envolvidas em questões de envelhecimento.

MISSÃO

Redescobrir, recriar de forma integrada, sistematizar e socializar o conhecimento de gerontologia, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão para inserir e promover as pessoas da terceira idade no meio acadêmico e comunitário, como sujeitos em transformação e transformadores.

CURSOS E ATIVIDADES

Curso de Especialização em Gerontologia. Capacitar profissionais de diferentes áreas que se interessam em aprofundar seus estudos no campo da Gerontologia em comprometer-se, com os desafios futuros nessa área. Duração: 14 meses com aulas quinzenais às sextas-feiras e sábados. 450h/a.

Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica. Promover o desenvolvimento, a integração social e comunitária das pessoas da terceira idade, através da qualificação estimulando a criação de novos conhecimentos Duração: 6 semestres com duas aulas semanais.

Os Avós na Universidade. Evidenciar como se define atualmente o papel dos avós, na ótica de uma multiplicidade de aspectos que se relacionam a si mesmos, ao tempo e aos outros. Duração: 3 semestres com uma aula semanal.

Contadores de História. Capacitar os alunos com habilidades necessárias para tornar-se um contador de histórias. Duração: 2 semestres com um encontro semanal.

Inglês. Proporcionar às pessoas de terceira idade a aprendizagem de expressões e estruturas básicas de inglês. Duração: 2 semestres com duas aulas semanais.

Grupo de Crescimento Pessoal I. Reunir pessoas para crescerem juntas; o idoso trabalha seus problemas existenciais procurando descobrir sua própria maneira de construir soluções. Duração: 2 semestres com um encontro semanal.

Grupo de Crescimento Pessoal II. Ampliar o desenvolvimento do crescimento I dentro de uma visão holística. Duração: 4 semestres com um encontro semanal.

Grupo de Crescimento Pessoal III. Estimular e apoiar nos seus componentes a iniciativa na proposição e desenvolvimento de projetos informais para a melhoria do grupo e da comunidade em geral.

Cinedebate em Gerontologia I. Treinar a percepção global do enredo, observando a progressão do tema, realizando a síntese do mesmo; habituando à crítica através da formulaçào de opinião pessoal. Duração: 2 semestre com um encontro semanal.

Cinedebate em Gerontologia II. Desenvolver análise crítica dos filmes através da seleção de temas do cotidiano, superando as individualidades, levando as generalizações que permitam a discussão mais ampla.

Grupos de Encontro. Acentuar o desenvolvimento pessoal, o aperfeiçoamento da comunicação e relações interpessoais através de um processo experencial; visa fortalecer os laços afetivos, estabelecer novos laços e encorajar novas experiências sociais. Duração: 2 semestre com um encontro semanal.

Grupo de Estudos e Interações Humanas. Aprofundar conhecimentos sobre o processo das interações humanas, visando a adaptação satisfatória do aluno, através de mudanças comportamentais e de relacionamento. Duração : 2 semestres com um encontro semanal.Intercâmbio Comunitário em Gerontologia. Contribuir na implantação e implementação de programas gerontológicos junto as prefeituras que acatarem o programa. Específico para egressos do CFMAG.

Grupo de Convivência 5 de MaioPossibilita o desenvolvimento da autonomia conscientizando o idoso do seu valor de pessoa na vida, no grupo, na família e na comunidade.

Grupo LiterárioFazer da literatura um processo de interação e comunicação permanente entre alunos, ex-alunos, professores do NETI e parcerias.

Atividades Resultantes da Ação do NETI

- AMAG-Associação de Monitores da Ação Gerontológica

- CENETI - Centro de Estudantes do NETI

- GAL - Grupo de Apoio a Longevidade

- Associação dos Artesãos do NETI

- Grupo de Contadores de História do NETI

- Oficinas: Informática, Educação Ambiental, Voluntariado, Esperanto, Italiano e Espanhol.

Equipe operacional do NETI

Coordenação: Jussara Bayer.

- Angela Maria Alvarez

- Eloá A. Calliari Vahl

- Lúcia H. Takase Gonçalves

- Maria Cecília A. Godtsfriedt

- Matilde Vieira

- Mônica Joesting Siedler

- Virginia Grünewald

Apoio administrativo:

- Cláudia Regina Verzola Quadros

- Geracema F. de Assunção

- Mariane Luize de Oliveira - Bolsista

O Núcleo conta com professores e colaboradores que coordenam atividades:

- Dagmar da Rosa Moreira

- Elfried Kalvelage

- Emiliana M. S. C. da Silva

- Maria Alexandra C. da Silva

- Maria de Lourdes de F. Souza

- Nancy Miller

- Walmor Cardoso da Silva

HISTÓRIA DO NETI

Em 02 de março de 1982, as professoras Neusa Mendes Guedes e Lúcia Hisako Takase Gonçalves, apresentaram à UFSC uma proposta para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à problemática do idoso. A Portaria nº 356/GR/82, designou a Profa. Neusa para implantar o Núcleo de Estudos da Terceira Idade e a Portaria nº 357/GR/82, a Profa. Lúcia para prestar assessoria técnica ao NETI, criado oficialmente em 3 de agosto de 1983 através da Portaria nº 045/GR/83 do Magnífico Reitor Prof. Ernani Bayer.

Começa então a formação de uma equipe interdisciplinar, reunindo alunos, professores de diversos Departamentos da UFSC e membros da comunidade, sendo a maioria voluntários. O que sempre caracterizou a equipe do NETI desde a sua formação inicial, foi o QUERER FAZER e não, o ter que fazer. Sempre existiu o entusiasmo e a paixão nos projetos desenvolvidos, embora dispusessem apenas de um espaço físico mínimo, inadequado as suas propostas e escasso material de suporte. Iniciou-se a discussão de temas gerontológicos e o fortalecimento da idéia de construir um modelo catarinense de intervenção na área.

Empiricamente ensaia seu trabalho com a criação do Grupo de Convivência 5 de Maio, para reflexão sobre os assuntos de 3ª idade e troca de experiências.

Sua história foi de acertos, tropeços e recomeços. Na época em que foi criado, existiam poucos recursos para os idosos que sofriam os efeitos graves da sua marginalização social, tanto pela sociedade como pela família. O NETI se propôs a contribuir para discussão sócio-política da questão, muitas vezes liderando a mobilização de entidades para ação conjunta. Desde seu primeiro momento de existência, o NETI sempre incluiu a participação dos idosos nos seus projetos.

Em 1984, iniciam as atividades de Educação Permanente e em 1986, os cursos de extensão à comunidade.

Somente a partir de 1985 é que começou a contar com funcionários administrativos.Já em 1987 havia o envolvimento de 9 departamentos da Universidade. O NETI antecipou-se ao MEC na preocupação com a questão social da velhice, sugerindo a UFSC que incluísse cadeiras de conhecimento gerontológico em alguns de seus cursos de graduação.

No vídeo de curta metragem sobre O Idoso em Santa Catarina, aparece a participação do NETI como Núcleo da UFSC e como atuante na comunidade florianopolitana.

Em 1989 emerge como nova modalidade de atuação: o Grupo de Estudos de Gerontologia, objetivando conhecer o interesse e disponibilidade do idoso para atividades de educação continuada, demonstrando comprometimento com a questão da velhice. Esse grupo influenciou a criação do curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica em 1990, que foi submetido a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, que o aprovou na íntegra, através do Parecer nº 028/CPE/90.

O Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica (CFMAG), é uma atividade de Extensão Universitária de longa duração, destinado preferencialmente aos maiores de 50 anos, o que demonstra o interesse efetivo no esforço em prol de um envelhecimento sadio e na produção de conhecimentos de gerontologia, valorizando o potencial do idoso e promovendo-o, possibilitando assim a aquisição e transmissão de novo conhecimento à sociedade. Fato este que desencadeou um processo educacional em que o próprio idoso agencia a história. Experiência pioneira no Brasil.

Em paralelo as atividades de ensino, também, outras frentes se desenvolveram até 1990, como: Os Programas de Preparação para Aposentadoria, orientando pré-aposentados e formando profissionais de recursos humanos para trabalhar nessa área, bem como, a preocupação com os conflitos existenciais e psicológicos do idoso fez surgir, também o Grupo de Crescimento Pessoal I.

No período de 1982 a 1990 o NETI, além de inserir a questão social do idoso na Universidade, transformou a mentalidade da época, desenvolvendo respeito à velhice. Os idosos reaprenderam a ocupar o seu espaço e a interagir com as outras gerações como agentes de transformação social. A partir de 1990 inicia uma fase de sistematização, reciclagem e ampliação dos conhecimentos gerontológicos com orientação segura para novas metas que visam fortalecer ainda mais o desenvolvimento psico-físico-espiritual, das pessoas que envelhecem. Firma-se, mais ainda, na sua preocupação com a questão social da velhice, desenvolvendo ações integradas com Grupos representativos da comunidade, organismos públicos e privados no trabalho preventivo de possíveis patologias do envelhecimento.

Suas ações sempre são constantemente avaliadas, visando uma melhor prestação de serviços à população de idosos, sendo hoje um centro irradiador de conhecimentos na área gerontológica. Seu trabalho tem sido objeto de interesse de estudiosos de vários países.

Em 1991 atinge um patamar de experiências acumuladas com a criação do Curso de Especialização em Gerontologia e com a Coordenação do I Encontro Nacional de Estudantes Universitários de 3ª Idade e a Coordenação do I Fórum de Coordenadores de Ações de Educação na 3ª Idade.

O NÚCLEO realiza hoje atividades de EXTENSÃO, envolvendo a comunidade com programações variadas: palestras, etc.: de ENSINO, funcionando como centro de estudos e divulgação de conhecimentos técnicos e científicos preocupando-se com a formação de recursos humanos; de PESQUISA, buscando a comprovação científica de suas ações. Sua clientela é variada a nível sócio-econômico-cultural, indo do ensino fundamental a pós-graduação.

O NETI, ao completar 20 anos de efetivas realizações, procurando na diversidade delas centrar o idoso no seu papel na sociedade, habilitando-o a exercer novas funções na comunidade encontra-se aberto a estágios em todas as áreas de conhecimento e organiza novas funções na comunidade, encontra-se aberto a estágios em todas as áreas de conhecimento e organiza seu segundo livro a ser lançado em 2004.

O NETI foi coordenado de 1982 a 2000 pela Profa. Neusa Mendes Guedes, Assistente Social, especialista em Gerontologia que, juntamente com sua equipe abriu e construiu um espaço em destaque no cenário gerontológico nacional.

A partir de 2000 está sendo coordenado por Jussara Bayer, Técnico em Assuntos Educacionais, Bel. em Letras, Especialista em Gerontologia e que, juntamente com sua equipe empenha-se na inclusão do NETI na estrutura da UFSC, como órgão suplementar, empreendendo novas atividades priorizando a construção do Projeto Político Pedagógico do Núcleo, a implementação do Curso Técnico da Ação Gerontológica, bem como a organização do segundo livro do Núcleo "NETI aos vinte anos: contando histórias da Gerontologia".

Dados coletados em documentos.

-O Despertar de uma Força e vídeo do mesmo nome;

-Vídeo O Idoso em Santa Catarina;

-Folder do NETI;

-Revista dos 15 anos;

-Vídeo de Campinas sobre as perspectivas dos anos 90;

-Entrevistas de pessoas envolvidas na trajetória do Núcleo e Gravações da TV.Núcleo de Estudos da Terceira Idade NETI/PRCE/UFSC.  Campus Universitario - Trindade - Caixa Postal 476 CEP 88040-900 - Florianópolis - SC

Fono (48) 331 9445  Fax: (48) 331 9909

Correo elctrónico: neti@neti.ufsc.br

www.neti.ufsc.br