Informaciones

Abertas inscrições para curso de formação de cuidadores de idosos

Martes, 29 de Mayo de 2012
Actividades y eventos gerontológicos

Associação Reciclázaro e OLHE abrem turma para formar cuidadores de idosos no Parque São Domingos (São Paulo, SP). As aulas têm início em 18 de junho e as inscrições já podem ser feitas pelos telefones (11) 2081-3673 ou 4661-1056.

Em parceria com o Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE), a Associação Reciclázaro promove, a partir de 18 de junho, um curso para formação de cuidadores de idosos. Realizado e apoio pela empresa Support/Danone, o curso integra o programa Cuidar é Viver do OLHE e tem como público-alvo pessoas acima de 18 anos, com, no mínimo, ensino fundamental completo.

As aulas – práticas e teóricas – tratarão dos diversos aspectos do envelhecimento, como mitos e preconceitos, questões éticas, sociais, médicas e nutricionais. Aos alunos do curso de formação de cuidadores será oferecido ainda suporte psicológico para enfrentar os aspectos mais complexos do acompanhamento à pessoa idosa. Integram também a carga horária discussões sobre questões trabalhistas e apoio jurídico. Ao final, será criado um banco de dados com o cadastro das pessoas formadas, para posterior encaminhamento a postos de trabalho.

Este é o segundo curso de formação de cuidadores promovido pela Reciclázaro. “Houve muita procura na primeira turma”, diz Ingrid Mazeto, presidente do OLHE. Segundo ela, há uma demanda crescente pela contratação de cuidadores de idosos, especialmente nos centros urbanos. “Isso faz com que cresça a necessidade de formar profissionais capacitados para ocupar a função, uma das mais requisitadas atualmente, por conta do envelhecimento da população.”

Segundo dados do último Censo do IBGE, há hoje 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade vivendo no país. Apenas na capital paulista há 1,3 milhão de idosos – o equivalente a 11,8% da população, sendo que 12,20% desses apresentam algum tipo de fragilidade. Esses números foi um dos motivos que levou um grupo multidisciplinar de profissionais a criar o Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE), em 2006, buscando ser uma referência de vanguarda como agente de transformação que estimule e sustente um envelhecer com futuro. A ONG atua por meio de quatro áreas: informação, intervenção, pesquisa e formação. Já recebeu alguns prêmios por sua atuação.

Curso de Formação de Cuidadores de Idosos

O curso terá a carga horária de 92 horas (divididas em 23 encontros), com início em 18 de junho de 2012, sempre de segundas e terças-feiras, das 18 às 21h45. O curso será realizado na Paróquia São Domingos Sávio, localizada na Rua Tomás Lopes Ferreira, 131 – Parque São Domingos, São Paulo (SP). Os certificados serão emitidos pelo OLHE. Serão aceitas pessoas com experiência na área ou em início de carreira. O valor do curso é de R$300,00, mas existe a possibilidade de bolsa para alguns casos, a ser oferecida pela paróquia.

Inscrições

Para maiores informações e inscrições, contatar os telefone (11) 2081-3673 ou 4661-1056.