Informaciones

Brasil. Raadh: Ministro ressalta importância das políticas para idosos durante seminário internacional

Viernes, 08 de Mayo de 2015
Políticas y Derechos

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, abriu nesta terça-feira (6) o seminário internacional sobre Bom Trato à Pessoa Idosa. O evento está sendo realizado no âmbito da 26ª Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul (Raadh), em Brasília (DF).

O ministro afirmou que nos próximos 15 ou 20 anos a curva demográfica do Brasil se inverterá. “Teremos mais idosos do que jovens. Isso significa que temos que construir políticas públicas que terão impacto positivo na qualidade de vida da população idosa”, disse.

Atualmente, no mundo, existem 810 milhões de pessoas com mais de 60 anos, sendo que 65% das pessoas idosas vivem em países em desenvolvimento. Em 2050 esse percentual pode atingir 80%, com a possibilidade de alcançar dois bilhões de pessoas, ou cerca 22% da população mundial.

A expectativa de vida alcançou 78 anos nos países desenvolvidos e 68 anos nas regiões em desenvolvimento entre 2010-2015. Em 2045-2050, os recém-nascidos terão a expectativa de viver até os 83 anos nas regiões desenvolvidas e 74 anos naquelas em desenvolvimento.

O seminário internacional sobre Bom Trato tem como objetivo compartilhar boas práticas entre os países do Mercosul em relação às pessoas idosas. Participam do encontro representantes de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Fonte: SDH - 6/5/2015.
http://www.sdh.gov.br/noticias/2015/maio/raadh-ministro-ressalta-importancia-das-politicas-para-idosos-durante-seminario-internacional