Informaciones

Associação Reciclázaro no VIIº Encontro Catarinense de Gerontologia e IIº Seminário sobre Envelhecimento e Institucionalização

Jueves, 19 de Noviembre de 2015
Artículos, experiencias, actividades



A Associação Reciclázaro está estendendo seus trabalhos em Santa Catarina através da Assistente Social Andréa Poscai que também é Vice-presidente da Associação Nacional de Gerontologia SC. Desta maneira através do PROGAPI – Programa de Atenção à Pessoa Idosa participou do VII Encontro Catarinense de Gerontologia e II Seminário sobre Envelhecimento e Institucionalização que aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro de 2015 em Florianópolis, Santa Catarina. O evento teve como cenário o Sesc Cacupé, que gentilmente cedeu o espaço e participou ativamente da organização do mesmo.

Participaram do evento aproximadamente 250 pessoas entre idosos, profissionais da área do envelhecimento, estudantes e representantes de conselhos das pessoas idosas e órgãos governamentais de todo o estado de Santa Catarina. O evento também contou com a participação da gerente do Centro Dia Guadalupe da Reciclázaro, Tatiane Andrade que apresentou o trabalho realizado no Centro de Acolhida Especial para Idosos – Casa de Simeão e o serviço implantado recentemente em SP, Centro Dia para Idosos. Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social que participavam do Seminário se mostraram interessados nos serviços apresentados e se colocaram a disposição para uma possível parceria entre o poder público e Associação Reciclázaro.

O evento teve como objetivo apresentar e discutir políticas públicas para idosos, debater experiências na área da Gerontologia, aprofundar o conhecimento sobre o contexto do envelhecimento no ambiente das Instituições de Longa Permanência para Idoso – ILPIs, capacitar os profissionais a prestarem uma assistência qualificada, bem como fomentar discussões que promovam o surgimento de ações voltadas à pessoa idosa.

 “Quando quis tirar a máscara, estava pregada à cara. Quando a tirei e me vi ao espelho, já tinha envelhecido”. Fernando Pessoa

A frase acima ilustra de modo explícito a forma pela qual o processo de envelhecimento populacional vem ocorrendo em vários países da América Latina e do Caribe, incluindo o Brasil. Em nosso país, tal processo vem acontecendo de forma rápida, de modo que somente “ao retirar-se a máscara”, foi possível perceber o que havia por detrás dela: o envelhecimento populacional.

O aumento da população idosa é uma realidade em nosso país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 23,5 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, mais que o dobro registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas. Este cenário coloca um grande desafio para toda a sociedade: criar condições de vida digna para um grande número de pessoas que ocupam as bases da pirâmide geracional.

O VII Encontro Catarinense de Gerontologia e II Seminário sobre Envelhecimento e Institucionalização surgiu da necessidade de se refletir essas questões. A Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG) promoveu, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia do Brasil, Associação Reciclázaro e SESC Cacupé, contando com o apoio do Conselho Estadual do Idoso de SC, o Conselho Regional de Serviço Social SC, o Laboratório de Gerontologia e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso.

A Casa São Lázaro foi responsável pela ação promocional do evento, produzindo 300 sacolas e 30 camisetas, que foram distribuídas no evento. A confecção de brindes promocionais foi custeada pela Reciclázaro, gerando renda para os participantes das oficinas de inserção produtiva.

Associação Reciclázaro – 4/11/2015.