Informaciones

Brasil. Projeto mobilidade urbana saudável: desafio nas grandes cidades

Martes, 06 de Junio de 2017
Envejecimiento y vejez

Calçadas com buracos, semáforos muito rápidos, ausência de faixa de pedestres e ônibus de má qualidade são alguns dos desafios enfrentados nas grandes cidades, principalmente pela população idosa.

O Projeto Mobilidade Urbana Saudável é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Oxford Brookes University. Este projeto tem o intuito de investigar os efeitos da (im)mobilidade diária sobre a saúde e o bem estar de adultos e idosos. Esta pesquisa está acontecendo com moradores de alguns bairros de três cidades do Brasil (Florianópolis, Porto Alegre e Brasília) e uma cidade do Reino Unido (Oxford).

Em Florianópolis, entre os meses de maio e agosto de 2017, moradores dos bairros Saco Grande, Jardim Atlântico e Costeira do Pirajubaé, poderão ser abordados por entrevistadores devidamente identificados com colete, crachá e bolsa do projeto para responder um questionário.

São perguntas referentes a percepção do bairro, qualidade das calçadas, segurança no trânsito, tempo de deslocamento até o trabalho, qualidade de vida, entre outras. Além das perguntas, também será aferida a pressão arterial, peso, altura e perímetro da cintura dos participantes. Para a população idosa, também serão realizado testes físicos para a avaliação da força muscular e equilíbrio.

Com os resultados do estudo espera-se contribuir para o planejamento da mobilidade urbana da sua cidade. Participe!

Maiores Informações visite o site do Projeto: https://www.hum-mus.org/pt/home-2/

ANG SC - 27/05/2017
http://angsc.org.br/noticias.php?id=35&pagina=1