O CNDI – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, sediado em Brasília, vinculado atualmente ao Ministério dos Direitos Humanos, publicou um comunicado com um calendário, temário e divisão de eixos para a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que deverá ser realizada até o dia 15 de novembro, do próximo ano.
  
  O Tema da 5ª Conferência será Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas.
  
  São quatro Eixos propostos:
  
  1) Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.
  
  2)Educação: assegurando direitos e emancipação humana.
  
  3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.
  
  4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
  
  O calendário para os municípios e Estados deverá seguir um cronograma a partir do primeiro trimestre de 2019.
  
  Conferências Municipais e Intermunicipais deverão ser realizadas até 31 março de 2019. As Conferências Estaduais e Distrital terão o prazo até 15 de agosto de 2019 e a Conferência Nacional deverá ser realizada até 15 de novembro de 2019.
  
  O Comunicado do CNDI (nº 1/2018/CNDI/SNDPI/MDH) foi assinado pelo presidente em exercício do conselho, o advogado Bahij Amin Aur.
  
  O Edital de convocação da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa ainda não foi publicado pelo Diário Oficial da União.
  
  Fuente: Jornal da 3ª Idade  - 01/02/2018.
  http://www.jornal3idade.com.br/