Informaciones

Taller: Planejando O Futuro... Aposentadoria E/Ou Reinserção No Mercado De Trabalho?

Miércoles, 10 de Agosto de 2005
Envejecimiento y vejez

CEPUERJ – Centro de Producto da UERJ. Taller de trabajo coordinado por la Ps. Lucía Franca experta en preparación para la jubilación. 13 a 16 de septiembre 2005

La Información tiene archivos relacionados, presione aquí para verlos


I. JUSTIFICATIVA

O presente workshop visa discutir o planejamento para o futuro e a educação permanente, bem como o equilíbrio na divisão do tempo para o trabalho, a vida familiar e social. Os investimentos financeiros, a redescoberta dos interesses, e a manutenção da saúde irão proporcionar aos trabalhadores mais velhos, a oportunidade de livre escolha quanto ao mercado de trabalho. Além disto, serão estimuladas as perspectivas de futuro; o bem-estar individual, familiar e social. A empresa ao inscrever seus trabalhadores neste workshop irá restaurar a motivação para o êxito e o desenvolvimento de suas potencialidades. Conseqüentemente, a empresa agregará valor ao seu capital humano, seu produto e a sua imagem institucional.

II. OBJETIVOS:

Geral:
• Sensibilizar os participantes, e transmitir informações e conhecimentos relativos ao planejamento para a aposentadoria e/ou reinserção no mercado de trabalho, identificando os interesses e possibilidades dos trabalhadores mais idosos.

Específicos:
• Analisar as percepções dos participantes em relação à vida do trabalho e a aposentadoria;
• Discutir as tendências atuais do governo, das empresas, das universidades, das comunidades e dos indivíduos diante do desafio do envelhecimento e as alternativas possíveis;
• Discutir as possibilidades de atualização e especialização tendo em vista a continuidade no mercado de trabalho;
• Analisar os investimentos do passado quanto aos aspectos: financeiro, intelectual, emocional, familiar, social, saúde e lazer; a situação atual; e as perspectivas de futuro.

III. METODOLOGIA
A metodologia enfatiza a livre escolha e o controle da vida através da análise do passado e os investimentos necessários para o futuro. Será preconizada a importância da responsabilidade individual frente ao desafio da aposentadoria, bem como a busca de estratégias e alternativas para o planejamento para o futuro, que contenha a atualização e a educação permanente com vistas ao desenvolvimento individual. Serão analisados ainda os desejos, interesses, potencialidades e possibilidades dos trabalhadores mais velhos no mercado de trabalho ou em atividades de voluntariado, bem como a situação da vida social, familiar e afetiva.
O workshop utilizará dinâmicas de sensibilização, reflexões e discussões em grupos, aulas expositivas com apresentação de ´powerpoint’, e a elaboração de um roteiro individual para o planejamento da aposentadoria.

IV. PÚBLICO ALVO:
Cerca de 25 participantes de diversas atividades profissionais com mais de 50 anos, e dispostos a trabalhar no planejamento da aposentadoria.

V. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Aposentadoria: Vantagens e Desvantagens;
• estratégias a serem adotadas: pelo Governo, Empresa, Sociedade, Profissional e Indivíduo;
• atitudes frente à Aposentadoria: O que a pesquisa nos ensina;
• retrospectiva dos participantes quantos aos investimentos realizados da seguinte ordem: financeiros; de saúde; comunitário; intelectual (educação formal, habilidades e conhecimentos); lazer e cultural; afetivo; familiar; e laborativo;
• balanço dos desejos, possibilidades, alternativas/perspectivas, e redirecionamentos necessários em função do planejamento de vida dos participantes para o futuro;
• estabelecimento dos pontos de controle tendo em vista a execução do planejamento de vida;
• construção do planejamento individual para a aposentadoria.

VI. CARGA HORÁRIA:
32 horas

VII. PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO WORKSHOP:
13 a 16 de setembro de 2005 (3ª, 4ª, 5ª e 6ª feiras)
Horário: de 8h às 12h / 13h às 17h.
Local: CEPUERJ
Rua São Francisco Xavier, 524, sala 1006, bloco A, 1º andar Maracanã - Rio de Janeiro-RJ

VIII. SÍNTESE CURRICULAR DA PROFESSORA:
Lucia França é psicóloga, doutora em Psicologia Social pela Universidade de Auckland (NZ) em outubro/2004, cuja tese foi “Attitudes towards retirement: A cross-cultural study between New Zealand and Brazilian executives”. É ex-bolsista da CAPES (2001/2004) e do CNPq (1988). Realizou ainda o mestrado em Psicologia Social pela UFRJ (1989) e especialização em Gerontologia Social (Instituto Sedes Sapientiae/SBGG, 1989).
Foi assessora técnica do SESC – Departamento Nacional por 17 anos, tendo coordenado o Trabalho Social com Idosos, supervisionando cerca de  200 técnicos que atuavam com uma clientela de mais de 100 mil idosos. Ainda no SESC, coordenou diversos seminários sobre envelhecimento e implantou em 1992 o projeto ‘Era uma vez... Atividades Intergeracionais’. É professora do curso de Especialização em Gerontologia Social na Universidade Cândido Mendes e pesquisadora associada pela UnATI/UERJ. Assessorou a Televisão Educativa (TVE) em três programas para o público aposentado.
Realizou diversas pesquisas e publicou vários artigos sobre a temática do envelhecimento, em especial sobre planejamento para aposentadoria e programas intergeracionais. Publicou ainda no site da UnATI/UERJ o livro Repensando aposentadoria com qualidade: Um manual para facilitadores de programas de educação para aposentadoria . Participou de vários seminários e conferências no Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Malásia e Japão. É consultora para empresas governamentais e não-governamentais na área de Educação para Aposentadoria e Programas Intergeracionais.

X. INSCRIÇÕES:
de 01/08/05 a 06/09/05
No ato da inscrição os participantes deverão trazer cópia da identidade; declaração de curso superior (em curso); cópia do Curriculum Vitae e carta contendo as expectativas frente ao workshop.

XI. Valor do Curso
Taxa de inscrição: R$ 20,00
Valor do curso: R$ 360,00

Informações e Inscrições
CEPUERJ - CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524, sala 1006, bloco A, 1º andar Maracanã - Rio de Janeiro-RJ Atendimento de 9h às 18h.
Tel (21) 2587-7707 ou e-mail:cepuerj@uerj.br

Maiores detalhes sobre o curso: luciafranca@luciafranca.com 

Archivos Adjuntos


Pre-aposentadoria - França Sp. 2005.pdf