Informaciones

Experiência de trabalho com adultos maiores que vivem en situação de rua na cidade de São Paulo

Lunes, 19 de Septiembre de 2005
Aprendizajes y Experiencias

Associação Reciclázaro


A Organização:
A Associação Reciclázaro é uma ONG que trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade social (pessoas em situação de rua, dependentes químicos, HIV/AIDS etc) na cidade de São Paulo. Atualmente com 10 programas em execução, atende diariamente cerca de 1000 pessoas com atividades de geração de renda através da coleta seletiva, oficinas de artesanato, abrigos, clínicas de tratamento de dependência química, tratamento para mulheres com HIV/Aids e casa para mulheres vítimas de violência.

Desde sua fundação, uma das preocupações da entidade é com a população acima de 65 anos em situação de rua e a ausência de políticas públicas voltadas para o acolhimento destas pessoas na cidade de São Paulo. O tema levou a Associação Reciclázaro a montar o projeto da Casa de Simeão.

O que é a Casa de Simeão:
A Casa de Simeão foi criada em dezembro de 2003 para acolher 167 idosos que vivem nas ruas ou albergues espalhados pela cidade, objetivando a inserção em programas e projetos públicos, a inclusão em benefícios assegurados pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), tratamento à saúde física e mental, inserção nos movimentos de moradias, construção e/ou reconstrução dos vínculos familiares visando o retorno a família, oficinas de geração de renda e mercado de trabalho, oferta de atividades que promovam a socialização entre os integrantes do serviço e a comunidade, ampliando seu universo de conhecimento e a possibilidade de refletir e contextualizar sua trajetória na perspectiva de novas escolhas e possibilidades.

A casa oferece abrigo por 18 meses, renováveis por mais 6 meses, de acordo com o projeto de vida de cada pessoa, além de 5 refeições diárias e o acompanhamento de assistente social 16 horas por dia e orientadores sócio-educativos, 24 horas por dia.
Nestes quase dois anos, a casa formou uma rede de apoio que consiste em hospitais, PSF (Programa de saúde da família), empresas, voluntários, universidades e escolas técnicas que contribuem para a manutenção do projeto.
A Casa de Simeão é uma parceria com o poder público por meio de um convênio realizado com a Prefeitura Municipal de São Paulo, em consonância com a Política Municipal de Atenção a População em Situação de Rua.

Atividades
Os trabalhos sócio-educativos se dão da seguinte forma:
- Saúde e Higiene
Doenças da 3ª idade;
Prevenções (HIV, DSTs, Câncer, Diabetes, Hipertensão, Osteoporose, Tuberculose)
Higiene pessoal;
Atividade física;
Saúde mental;
Alcoolismo

- Convívio
Socialização;
Motivação;
Vínculos familiares

- Auto-estima
Valores;
Estatuto do Idoso;
Direitos Humanos da Pessoa Idosa;
Discriminação e Preconceito (idoso e deficiente);
Cidadania;
Descoberta de habilidades específicas;
Projeto de vida

- Qualidade de Vida
Alfabetização na 3ª idade;
Mercado de trabalho na 3ª idade;
A música como terapia

- Lazer
Alternativas para o lazer;
Jogos recreativos;
Efeitos terapêuticos do lazer

Estratégias utilizadas:
Dinâmicas;
Filmes e documentários;
Rodas de Bate-papo;
Passeios semestrais;
Palestras com orientadores ou profissionais especializados;
Musicoperatia
Terapia Comunitária;
Trabalho em grupo (Valorização do benefício/Expectativas/Autonomia)

Resultados (de 12 de dezembro de 2003 a 01 de agosto de 2005)
- 15 pessoas retornaram à família, por meio de contatos estabelecidos pelo Serviço Social e ou por procura dos próprios familiares.
- 59 foram inseridos no Beneficio de Prestação Continuada (BPC), que constitui uma garantia de renda básica no valor de 1 salário mínimo, tendo sido um direito estabelecido diretamente na constituição federal e posteriormente regulamentado pela LOAS, dirigido à pessoas com deficiência e aos idosos a partir de 65 anos.
- 15 foram incluídos em programas de moradia, aluguel social ou moradia autônoma.
- 19 inscritos nas Frentes de Trabalho, programa temporário do governo estadual com ênfase na formação profissional e desenvolvimento de habilidades.
 
Desafios:
- Discutir com o governo local a inclusão de moradias para idosos como política pública de estado, por meio de cotas nos programas habitacionais do governo;
- Fomentar o programa de tratamento à dependência química e problemas psiquiátricos com base na comunidade, em parceria com programas de saúde do estado;
- Parceria com instituições de longa permanência para a inclusão das pessoas sem condições de autonomia;
- Busca de benefícios estabelecidos pela lei como alternativa para a inclusão social;
- Conquista de novos parceiros para o fomento de atividades culturais e de lazer para o combate à exclusão pessoal e profissional.

Contacto:
Comunicação Reciclázaro
comunica_lazaro@yahoo.com.br