Informaciones

Pastoral da Pessoa Idosa: Projeto resgata memórias culinárias afetivas de pessoas idosas

Viernes, 10 de Septiembre de 2021
Artículos, experiencias, actividades

Desde o período de março de 2020 a Pastoral da Pessoa Idosa – PPI teve sua dinâmica de acompanhamento da pessoa idosa modificada pela pandemia do coronavírus. As visitas domiciliares realizadas pelos Líderes Voluntários às pessoas idosas precisaram ser suspensas e fez-se necessário reinventar estratégias para dar continuidade ao acompanhamento dos idosos, em especial porque o momento impunha a necessidade do distanciamento social, com grande risco de prejuízos emocionais e da saúde física dos idosos, em função da suspensão do convívio presencial.

Nesse momento, a coordenação nacional e as coordenações estaduais, diocesanas e paroquiais incentivaram os Líderes Voluntários a continuarem o trabalho por meio de acompanhamentos remotos, por telefonemas, troca de mensagens, chamadas de vídeos e envio de recados.

Ao longo do acompanhamento remoto, a pastoral identificou a necessidade de desenvolver estratégias que contribuíssem para o bem-estar das pessoas idosas acompanhadas, para além da manutenção dos contatos mensais, e que minimizassem os prejuízos decorrentes da falta de encontros presenciais e de atividades coletivas. Percebeu-se a necessidade de envolvê-las em atividades que ocupassem a mente e o tempo de forma prazerosa, que fortalecessem a espiritualidade e a resiliência e que contribuíssem para gerar sentimentos positivos e leves durante esse período de distanciamento social.

Assim, em conjunto com o Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa – UFV idealizaram o projeto “Memórias Culinárias Afetivas e Cultura Alimentar” para possibilitar uma maior interação dos Líderes Voluntários com as pessoas idosas acompanhadas, proporcionando momentos de boas lembranças, valorização de sua trajetória de vida e resgate de memórias afetivas culinárias e da cultura alimentar.

Pastoral da Pessoa Idosa
23/08/2021.