Informaciones

Brasil.Relatório Seminários Macrorregionais Em Saúde Da População Idosa

Lunes, 12 de Febrero de 2007
Políticas y Derechos

La Información tiene archivos relacionados, presione aquí para verlos


SEMINÁRIOS MACRORREGIONAIS EM SAÚDE DA
POPULAÇÃO IDOSA
• Norte e Centro-Oeste
• Nordeste
• Sudeste e Sul

RELATÓRIO FINAL
FEVEREIRO 2007

Área Técnica Saúde do Idoso- DAPE/SAS/MS


1. Introdução

O ano de 2006 pode ser considerado um marco para a saúde da população idosa na medida em que, pela primeira vez na história do SUS, esta parcela da população brasileira entrou na agenda de prioridades das três esferas de governo. A publicação do Pacto pela Saúde, em fevereiro de 2006, apresenta uma agenda de ações na área da saúde do idoso que tem o potencial de impacto importante para a atenção à saúde da população nessa faixa etária.

Após a publicação do Pacto pela Saúde, outro fato relevante para a área foi o lançamento da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (Portaria 2528/06) em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do Excelentíssimo Sr. Presidente da República. Esse lançamento deu ampla visibilidade ao compromisso que o Ministério da Saúde assumiu publicamente para fazer com que o SUS se aperfeiçoe cada vez mais para atender adequadamente a população idosa brasileira. Nessa cerimônia, ainda, foi lançada a Portaria 2529/06 que institui a modalidade de internação domiciliar, onde a faixa etária idosa terá prioridade.

A Área Técnica Saúde do Idoso concentrou seus esforços para que as ações do Pacto não só tivessem ampla divulgação entre os gestores, mas também, pelo menos duas delas fossem implantadas ainda no ano de 2006 (Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e Cadernos de Atenção Básica.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde, propôs a realização três Seminários Macrorregionais, que ocorreram nos meses de novembro e dezembro de 2006, onde foram discutidas estratégias específicas para a implantação das diretrizes do Pacto pela Vida, com ênfase para as ações "Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa" e "Caderno de Atenção Básica em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa".

O presente relatório, tendo por base as apresentações feitas e os instrumentos aplicados para a avaliação dos Seminários, busca sistematizar algumas questões levantadas pelos gestores participantes para que sirva de insumo no planejamento estratégico das políticas de saúde voltadas para a população idosa a serem desenvolvidas pelas três esferas de governo.

Leer documento completo

Archivos Adjuntos


RelatorioSeminariosMacrorregionais2006.pdf