Informaciones

Brasil: Seminario sobre indicadores para el seguimiento del Plan de Madrid

Viernes, 21 de Julio de 2006
Seguimiento Plan de Acción Internacional sobre el Envejecimiento

Seminário no Rio de Janeiro discute Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento

Evento é preparatório a Conferência Regional Madri+5

 

BRASÍLIA 19/07/2006 - De 24 a 26 de julho acontece, no Rio de Janeiro, o Seminário sobre Indicadores para o Seguimento do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento. A promoção é da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, em parceria com a Rede Intergovernamental Iberoamericana de Cooperação Técnica, a Comissão Economica para a América Latina e Caribe, com apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Rio de Janeiro.

 

O Seminário reunirá cerca de 120 pessoas da América Latina, Caribe, USA e Espanha, especialistas da área do envelhecimento, gestores públicos, representantes de organismos internacionais, pessoas idosas e conselheiros. O evento tem por objetivo apresentar os indicadores dos países a respeito da estratégia regional adotada para implementação do Plano de Ação Internacional de Madri, e como preparatório para a Conferência Regional Madri8+5, que será realizada em Brasília, em novembro de 2007, com a aprovação da Organização das Nações Unidas.

 

O envelhecimento é hoje um dos temas mais importantes enfrentado pela população mundial. A proteção social às pessoas idosas está no centro da agenda política, mediante a adoção de um sistema de seguridade econômico e social que venha responder a um novo perfil sócio-demográfico da população. Existem diferenças entre os distintos páises europeus e na América Latina, nos países desenvolvidos e nos em desenvolvimento.

 

Com a realização desse seminário - um marco histórico de caráter global - o Brasil tem a oportunidade de sediar a discussão sobre o processo de envelhecimento de vários países e definir uma estratégia e uma agenda comum respeitando as especificidades de cada país para implementar o Plano de Ação de Madri, do qual o Brasil é signatário

 

Fuente: Boletim directos humanos  em pauta nº06  20/07/2006